sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Primeira Atividade: Trabalhando com desenhos

O objetivo desta atividade é o trabalho com desenhos.
Utilizamos o programa Paint do Windows, embora fosse possível e permitido pelo professor César Bastos o uso de outros programas para esse fim.
No primeiro desenho, o qual denominamos de Cenário no paint com elementos matriz, salvamos no formato .bmp, conforme podemos visualizar abaixo:



Cabe ressaltar que este arquivo foi salvo no formato .bmp, embora ao inseri-lo no blog, foi convertida automaticamente para do tipo JPEG. O arquivo original tem um tamanho de 2,15 MB.

A partir desse desenho inicial, criamos outro cenário utilizando os desenhos contidos na imagem acima. Utilizamos para ampliar a população do cenário os recurso de copiar e colar, porém foi necessário alguns ajustes nas imagens iniciais e a criação de pequenas outras.
A seguir, podemos visualizar a imagem que denominamos de Cenário no Paint com elementos repetidos,  e salvamos no formato .bmp.


Cabe ressaltar que este arquivo foi salvo no formato .bmp, embora ao inseri-lo no blog, foi convertida automaticamente para do tipo JPEG. O arquivo original tem um tamanho de 3,10 MB.

Uma das características do .bmp é a qualidade da imagem, que tem sua representação pixel a pixel, o que gera arquivos de tamanhos bem maiores do que os salvos em outros tipos de formatos.

Para que possamos verificar a diferença na resolução da imagem, a proposta desta atividade foi de salvar o arquivo acima em três tipos de formatos diferentes, .png, . jpg e .gif além da extensão .bmp, que gerou o arquivo original.

A seguir, visualizamos o arquivo no formato .png. Observe as diferenças entre esse e o formato .bmp.



Verifique que as diferenças são muito sutis quando trabalhamos com imagens de produzidas no Paint e programas afins.
As diferenças entre estes dois tipos de formatos se tornam mais visíveis, quando trabalhamos com fotografias.
Cabe aqui ressaltar, que este arquivo tem um tamanho de 90,5 KB.

A seguir, visualizamos o arquivo no formato .jpeg.


O formato .jpeg é melhor, quando utilizado em fotografias.

Este arquivo tem 307 KB.

A seguir, visualizamos o arquivo no formato .gif.


Ressaltamos, que este arquivo foi salvo no formato .gif, porém ao ser inserida no blog, foi convertida automaticamente para do tipo .png. O arquivo original tem um tamanho de 329 KB.

Embora não possamos visualizar as diferenças do arquivo no formato .bmp, ao ser salvo nos outros tipos de programas (.png, .jpeg e .gif), já que este site não possibilita a inserção de arquivos do tipo .bmp e .gif, convertendo automaticamente para o .jpeg.png, respectivamente, podemos verificar que as diferenças são sutis quando comparadas as imagens do Paint salvas em .bmp e .png.
A imagem salva no formato .jpeg tem suas cores um pouco mais foscas, quando comparadas as outras duas imagens.
Já na imagem do arquivo em .gif, é possível a visualização dos pixels que constituem a imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário